Pesquisar por Conteúdo

Carregando...

10 de fevereiro de 2009

Resolvendo problemas com o Spooler de impressão

Introdução

Quem trabalha com redes (ou até mesmo em casa), quase sempre tem que lidar com problemas relacionados a impressão, o grande entrave na resolução desses problemas é que nós não conhecemos como todo o processo acontece, ou seja, não sabemos os componentes envolvidos nessa tarefa. Para facilitar a resolução desses, elaborei um artigo no qual vou explorar os conceitos chaves envolvidos no processo de impressão no Windows e também vou dar algumas dicas de resolução.

Definição

Spooler Processo responsável pelo gerenciamento de impressão no Windows, ele recebe, armazena, organiza e envia os documentos para o dispositivo de impressão. Os trabalhos de impressão são primeiramente armazenados em disco(SPOOL) para depois serem carregados na memória.


Considerações sobre o spooler

1 - O serviço de spooler deve estar configurado para iniciar automaticamente.
2- Imagem em disco do processo C:\Windows\System32\spoolsv.exe
3- O serviço de spooler depende do serviço de RPC
4- Localização da chave de registro do spooler:
HKEY_LOCAL_MACHINE >System>CurrentControlSet>Services>Spooler

Obs.: Se a impressora que você instalou estiver remota, ou seja ela está compartilhada em outro computador, verifique se você tem permissão de imprimir neste computador


Procedimentos para recuperação do serviço de impressão

Quando nós terminamos de instalar o Windows, ele faz uma cópia dos arquivos protegidos do sistema para a pasta c:\windows\system32\dllcache, caso algum vírus ou programa corrompa algum desses arquivos o Windows apresentará comportamento instável, dentre esses arquivos está o spoolsv.exe, o qual é responsável pelo spooler. Para verificar e corrigir o sistema podemos utilizar o comando:

1-Insira o CD do Windows
2-Abra um prompt de comando
3-Digite SFC /SCANNOW
4-Tecle ENTER
5-Quando terminar reinicie o computador

Considerações sobre o comando SFC: Esse comando verifica se todos os arquivos protegidos do sistema estão intactos e em suas versões originais.


Para verificar se o Spooler está configurado para iniciar automaticamente

1-Botão Iniciar
2-Executar
3-Digite services.msc
4-Duplo clique em Spooler de Impressão e configure-o para iniciar automaticamente, Inicie o serviço caso não o esteja.


Verificar dependências do spooler

Como o spooler depende do serviço de Chamada de Procedimento Remoto (RPC), verifique se as configurações estão corretas:

Abra um prompt de comando e digite o seguinte comando (exatamente como está com um espaço após o sinal de igual):

c:\SC CONFIG spooler depend= RPCSS

Para iniciar o serviço faça o seguinte:

1. Botão Iniciar
2. Executar
3. Digite services.msc
4. Duplo clique em Chamada de Procedimento Remoto (RPC) e configure-o para iniciar automaticamente, Inicie o serviço caso não o esteja.

Considerações sobre o comando SC CONFIG: este comando permite configurar as entradas no registro do Windows dos serviços do sistema.


Copiando o arquivo spoolsv.exe do CD para o disco

Caso você queira copiar manualmente o arquivo spoolsv para o disco, siga os procedimentos abaixo:
1. Copie o arquivo spoolsv.ex_ da pasta I386 do CD do Windows XP para a pasta c:\Windows\system32\
2. Iniciar/Executar/cmd
3. Digite o seguinte comando no prompt e tecle Enter:

expand c:\windows\system32\spoolsv.ex_ c:\windows\system32\spoolsv.exe

23 comentários:

  1. Opa e ae Marcelo muito obrigado pela dica mesmo vou fazer os testes agora!

    ResponderExcluir
  2. ai marcelo valeu cara resolvel meu problema com impressora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora so precisa aprender a escrever direito.

      Excluir
    2. Meu colega,só acho que vc deveria tomar conta da sua vida e deixar a vida do nosso caro Marcelo em paz porque ele tá ajudando a gente e vc ainda vem reclamar.
      Valeu mesmo Marcelo pela ajuda,foi de grande valor para minha impresa.

      Excluir
  3. muito bom essas dicas

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Marcelo problema resolvido. O procedimento para substituir o RPC é o mesmo?
    expand........
    Vlw

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Marcelo
    Possuo um note dell inspiron que possui windows 7 . O problema dele é o mesmo dos outros colegas "erro de spooler de impressão".
    Ja fiz de tudo acima citado e nada .Formatei a maquina 2 vzs e nada . Me ajude

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Marcelo
    Possuo um note dell inspiron que possui windows 7 . O problema dele é o mesmo dos outros colegas "erro de spooler de impressão".
    Ja fiz de tudo acima citado e nada .Formatei a maquina 2 vzs e nada . Me ajude
    ------------------
    Resposta:
    Olá, obrigado pela visita, por coincidência tenho um Dell Inspiron com o Windows 7, e não tenho problema algum. Problemas de Spooler tem basicamente duas fontes: ou é problema no executável do serviço, ou no driver da impressora. Verifique se você está executando o driver correto, de preferência assinado digitalmente. Uma dica que dou é após o erro, verificar os logs para encontrar uma "luz" a ser seguida. A impressora é local ou Compartilhada? se for compartilhada, no computador onde ela está conectada tem que ter o driver do Windows 7 correto instalado. Verifique também as permissões de impressão.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Marcelo pelas dicas, estou com este problema com o bendito spooler... em uma ilha com 6 maquinas.. 2 apresentam o erro.. ambos já foram formatados e o erro persiste, a lista de impressoras simplesmente desaparece...
    acho que pode ser o driver mesmo, vou efetuar alguns testes e retorno..

    obrigado

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Marcelo, quando tento iniciar o spooler de impressão dá erro3: o sistema não pode encontrar o caminho especificado. Certo de um breve retorno agradeço desde já. André

    ResponderExcluir
  9. boa tarde Marcelo, o serviço de spooler é iniciado corretamente, porém ao clicar em adicionar uma impressora o spooler é parado, percebi pois fiz esse teste com a propriedade do spooler aberta e estava "iniciado" e foi batata "parou" o serviço quando fui ao painel de controle e cliquei adicionar impressora. O que devo fazer para que não pare o spooler de impressão. Certo de um breve retorno agradeço desde já. André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual Sistema Operacional está utilizando, e qual é o modelo de impressora?

      Excluir
  10. Bom dia Marcelo, estou com um problema com a impressora, instalei uma impressora Hp laserJet 1020, mas quando mando pra imprimir, não imprime nada, só imprimi apos eu reiniciar o computador, isso acontece com os computadores ligado a rede e até mesmo com o computador ligado diretamente na impressora,
    Gostaria de uma ajuda

    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Marcelo, parabéns pelo excelente conteúdo BEM ORGANIZADO!!!

    Soluções objetivas, super práticas e de FÁCIL ACESSO!!!

    AJUDOU BASTANTE!!!

    QUE DEUS, EM CRISTO JESUS, CONTINUE TE ABENÇOANDO CADA VEZ MAIS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, e que Deus te abençoe também!

      Excluir
  12. Bom dia Marcelo. Estou com o seguinte problema: Fui baixar uma NBR pela internet e ao tentar imprimir, apareceu ao lado do nome do arquivo, a palavra (SECURED), e uma janela informava que para imprimir, deveria instalar a impressora. Fui verificar e constatei que a impressora estava com spooler desativado. Ao tentar ativar pelo comando C:\net start spooler, a impressora imprime uma cópia da primeira página do arquivo a cada 15 minutos. Já passei três antivírus diferentes e confiáveis e nada encontraram. O problema é que sempre a cada 15 minutos aproximadamente, imprime a mesma página. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!!!
    Muito bom o conteúdo.
    Consegui resolver o problema.
    Obrigada.
    Tatiane

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    Meu computador, não esta imprimindo nada, nenhuma impressora funciona, sendo que todas são de rede!
    A configuração do Spooler esta certa, mas continua aparecendo a mensagem de que este nao esta respondendo.
    O que faço para resolver?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! tenho uma impressora instalada no windows xp, quando tento conectar nela por outro pc que ta instalado o windows 7 está parando o spooler deste. O pc da impressora está ok e foi recém formatado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente o computador que possui a impressora (Windows XP) não possui o driver para o Windows 7 instalado, ou o computador que está tentando acessar a impressora (Windows 7) não possui permissão para isso.

      Excluir
  16. BOM DIA Marcelo estou com um problema com o spooler de impressão
    com 4 maquinas diferentes e impressoras diferentes as maquinas simplesmente não imprimem
    o spooler trava o serviço RPC e desativado ou reiniciado ele NÃO INICIA DE JEITO NEM UM...

    ResponderExcluir

Copyright © Comunidade Windows. Todos os direitos reservados.