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2 de janeiro de 2009

Recuperar Registro corrompido do Windows XP

Neste artigo vou descrever como recuperar o sistema Windows XP que não é inicializado por causa de uma corrupção no Registro. Esse Procedimento não garante recuperação completa do sistema para um estado anterior.

É possível reparar um Registro corrompido no Windows XP. Os arquivos do Registro corrompidos podem causar diferentes mensagens de erro. Consulte a Base de Dados de Conhecimento da Microsoft em busca de artigos sobre mensagens de erro relacionadas a problemas no Registro.

Esse artigo assume que os métodos normais de recuperação falharam e o acesso ao sistema não está disponível, exceto utilizando o Console de recuperação. Caso um backup do ASR (Restauração automatizada do sistema) tenha sido feito, você pode utilizá-lo para recuperar o sistema.

O Registro do Windows é formado por 5 seções, você não pode substituir apenas algumas seções. Certifique-se de substituir todas as cinco seções do Registro. Se você substituir apenas uma ou duas seções, poderá causar problemas graves, uma vez que o software e o hardware podem ter configurações em diversos locais do Registro.

Ao tentar iniciar ou reiniciar um computador com o Windows XP, uma das seguintes mensagens de erro pode ser exibida:
O Windows XP não pôde iniciar porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido:
\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM

O Windows XP não pôde iniciar porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido:
\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SOFTWARE

Stop: c0000218 {Falha de arquivo do Registro} O Registro não pode carregar a seção (arquivo):
\SystemRoot\System32\Config\SOFTWARE ou seu log ou alternativo.

Erro de sistema: Lsass.exe:
Ao tentar atualizar uma senha o status de retorno indica que o valor fornecido como a senha atual não está correto.


Observação:O procedimento que esse artigo descreve usa o Console de recuperação e a Restauração do sistema. Esse artigo também lista todas as etapas necessárias na ordem específica para verificar que o processo foi concluído totalmente. Ao concluir esse procedimento, o sistema deve retornar a um estado bem próximo ao estado em que se encontrava antes do problema ocorrer.

1º Parte
Nesta 1º parte do processo, você inicia o Console de recuperação, cria uma pasta temporária, faz o backup dos arquivos do Registro existentes para a pasta temporária, exclui os arquivos do Registro do local original e copia os arquivos do Registro da pasta de recuperação para a pasta System32\Config. Ao concluir esse procedimento, um Registro é criado para que você possa usar para inicializar o Windows XP. Ele foi criado e salvo durante a instalação inicial do Windows XP. Por isso, quaisquer alterações e configurações que ocorreram após o programa de Instalação ter sido concluído são perdidas.

Para concluir a 1º parte, execute as seguintes passos:
1. Inicie o computador pelo CD do Windows XP.

2. Quando a tela "Bem-vindo à Instalação" for exibida, pressione R para iniciar o Console de recuperação.

3. Selecione o sistema que deseja reparar para ter acesso ao Console de recuperação.

4. Digite a senha do administrador, quando for solicitado. Se a senha do administrador estiver em branco, pressione ENTER.

5. No prompt de comando do Console de recuperação, digite as seguintes linhas, pressionando ENTER após digitar cada linha:

//Cria uma pasta chamada TMP e copia os arquivos atuais do registro para dentro dela.
Md c:\tmp
copy c:\windows\system32\config\system c:\tmp\system.bak
copy c:\windows\system32\config\software c:\tmp\software.bak
copy c:\windows\system32\config\sam c:\tmp\sam.bak
copy c:\windows\system32\config\security c:\tmp\security.bak
copy c:\windows\system32\config\default c:\tmp\default.bak

//Apaga os arquivos do registro
delete c:\windows\system32\config\system
delete c:\windows\system32\config\software
delete c:\windows\system32\config\sam
delete c:\windows\system32\config\security
delete c:\windows\system32\config\default

//No final da instalação do Windows XP, ele faz uma cópia do registro para dentro da pasta c:\Windows\repair
//nós vamos utilizá-los agora.
copy c:\windows\repair\system c:\windows\system32\config\system
copy c:\windows\repair\software c:\windows\system32\config\software
copy c:\windows\repair\sam c:\windows\system32\config\sam
copy c:\windows\repair\security c:\windows\system32\config\security
copy c:\windows\repair\default c:\windows\system32\config\default

6. Digite Exit para fechar o Console de recuperação. O computador irá reiniciar.

Nota: Se você tiver acesso a outro computador, você pode criar um arquivo texto com os comandos acima,Por exemplo, “RegCopy.txt”, depois é só executar o arquivo com o seguinte comando:Batch RegCopy.txt. Este comando irá processar todos os comandos de uma só vez.

2º Parte
Para concluir o procedimento descrito nesta seção, você deve estar conectado com um usuário com privilégios de Administrador.

Na parte dois, você copia os arquivos do Registro a partir do backup criado pela Restauração do Sistema. Essa pasta não está disponível na Console de recuperação e normalmente não é visível durante o uso normal. Antes de iniciar esse procedimento, você deve alterar diversas configurações para tornar a pasta visível:

1. Inicie o Windows Explorer.
2. No menu Ferramentas, clique em Opções de pasta.
3. Clique na guia Modo de exibição.
4. Em Pastas e arquivos ocultos, marque a caixa de seleção Mostrar pastas e arquivos ocultos e desmarque a caixa de seleção
Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado).
5. Clique em Sim quando for exibida a caixa de diálogo que pede para confirmar se deseja exibir esses arquivos.
6. Selecione a unidade em que o Windows XP está instalado.
7. Abra a pasta System Volume Information. Essa pasta não está disponível e aparece esmaecida, pois ela está configurada como uma pasta oculta.

Observação Essa pasta contém uma ou mais pastas _restore {GUID} como, por exemplo:
_restore{ 87BD3667-3246-476B-923F-F86E30B3E7F8}".

Observação: A seguinte mensagem de erro pode ser exibida:
C:\System Volume Information não está acessível. Acesso negado.

Para resolver esse problema, você deverá seguir os seguintes passos:
Desmarcar a opção Usar compartilhamento simples de arquivo(recomendado)


Adicionar o grupo Administradores na guia Segurança com privilégio de controle total


8. Abra uma pasta que NÃO foi criada atualmente (você deve escolher a segunda pasta mais nova). Pode ser necessário clicar em Detalhes no menu Exibir para verificar quando elas foram criadas. Podem existir uma ou mais pastas iniciando com RPx(onde x é um número) dentro desta pasta. Esses são os pontos de restauração.

9. Abra uma dessas pastas para localizar um subpasta Snapshot. O seguinte caminho é um exemplo de um caminho de pasta para a Snapshot: C:\System Volume Information\_restore{D86480E3-73EF-47BC-A0EB-A81BE6EE3ED8}\RP1\Snapshot

10. Na pasta Snapshot, copie os seguintes arquivos para a pasta C:\Windows\Tmp:
• _REGISTRY_USER_.DEFAULT
• _REGISTRY_MACHINE_SECURITY
• _REGISTRY_MACHINE_SOFTWARE
• _REGISTRY_MACHINE_SYSTEM
• _REGISTRY_MACHINE_SAM

11. Renomeie os arquivos na pasta C:\Windows\Tmp da seguinte maneira:
• _REGISTRY_USER_.DEFAULT para DEFAULT
• _REGISTRY_MACHINE_SECURITY para SECURITY
• _REGISTRY_MACHINE_SOFTWARE para SOFTWARE
• _REGISTRY_MACHINE_SYSTEM para SYSTEM
• _REGISTRY_MACHINE_SAM para SAM

Observação
Esses arquivos são os arquivos do Registro dos quais foram feitos o backup pela Restauração do sistema. Como você utilizou o arquivo do Registro criado pelo programa de Instalação, esse Registro não sabe que esses pontos de restauração existem e estão disponíveis. Uma nova pasta é criada com um novo GUID em C:\System Volume Information e um ponto de restauração é criado e inclui uma cópia dos arquivos do Registro que foram copiadas durante a 1º Parte. Por isso, é importante não utilizar a pasta mais atual, especialmente se o carimbo de data e hora na pasta for o mesmo que a data/hora atual.

A configuração atual do sistema não está ciente dos pontos de restauração anteriores. Você deve ter uma cópia anterior do Registro a partir de um ponto de restauração antes do problema ter ocorrido.

Você deve utilizar os arquivos da pasta C:\Windows\tmp para substituir os arquivos do Registro atualmente na pasta C:\Windows\System32\Config.

3º Parte
Na parte três, exclua os arquivos do Registro existentes e copie os arquivos do Registro de restauração do sistema para a pasta C:\Windows\System32\Config:

1. Inicie o Console de recuperação.
2. No prompt de comando, digite as seguintes linhas, pressionado ENTER após cada uma delas:
del c:\windows\system32\config\sam
del c:\windows\system32\config\security
del c:\windows\system32\config\software
del c:\windows\system32\config\default
del c:\windows\system32\config\system

copy c:\tmp\software c:\windows\system32\config\software
copy c:\tmp\system c:\windows\system32\config\system
copy c:\tmp\sam c:\windows\system32\config\sam
copy c:\tmp\security c:\windows\system32\config\security
copy c:\tmp\default c:\windows\system32\config\default

3. Digite exit para fechar o Console de recuperação. O computador é reiniciado.

4º Parte
1. Clique em Iniciar e em Todos os programas.
2. Clique em Acessórios e em Ferramentas do sistema.
3. Clique em Restauração do sistema e em Restaurar para um ponto de restauração anterior.

8 comentários:

  1. Muito bom seu Blog Marcewlo, gostaria de saber onde ministra os cursos sobre Windows Server. moro em goiânia e sou adm. de redes, preciso de atualizações na area.

    ass. Rodrigo
    email: rodrigo-mata@hotmail.com

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  2. Muito Obg Isso me ajudou muito

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  3. Muito bom, inclusive, ate mesmo que o artigo original no site da Microsoft.

    Parabéns.

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  4. Perfeiiiiiiiiiitoooooo!!! Deu certinho! Consegui recuperar meus arquivos. Ufaaaaaaaaaaa!!!!
    Mto obrigado por compartilhar essa ótima ajuda!

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  5. No meu caso deu acesso negado na hora de copiar os arquivos na 3 etapa. O que pode ser?

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  6. Não consegui copiar os arquivos na etapa 1, deu acesso negado, como devo proceder nesse caso? e-mail: tigera@ig.com.br

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